terça-feira, 8 de novembro de 2011

Matéria de sandboard

21/10/11 09:33

Matéria de sandboard


Thiago, obrigado pela colaboração.

As perguntas são as seguintes:

1 - Como surgui a Associação Cultural Esportiva Sand & Snow Board, e quais são suas atividades?

A ACESSB é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos em Santa Catarina. E representa o sandboard catarinense a nível mundial. É a principal organização da modalidade em Santa Catarina.
Suas principais atividades são a organização do circuito catarinense de sandboard, a escolinha de sand que pretende atender crianças carentes, e campanhas de combate as drogas através do esporte. Entretanto tudo ainda está em fase de desenvolvimento. O próximo passo é a consolidação da FECASAND- Federação Catarinense de Sandboard, já oficializada. Mas não deixaremos esmorecer: Alguns dos principais líderes não pensaram no desenvolvimento da modalidade, mas no crescimento individual, causando divisões e prejuízos no crescimento do sandboard, afastando ou monopolizando o interesse dos patrocinadores. Como no surf, no sandboard também há mercenários que sugam o esporte. Isso causa dano à organização e ao crescimento da modalidade.

2 - Qual a perspectiva de crescimento do Sand e quais os principais campeonatos e modalidades desse esporte?
O sand é maravilhoso como sempre foi. O crescimento depende da divulgação. Certamente muitos atletas e riders se interessariam. Os principais campeonatos do sand estão fora do Brasil, acontecem nos EUA, Peru e Alemanha. No Brasil o sandboard ainda encontra-se carente de organização, mas neste quesito, o Ceará assume a ponta. Temos que buscar uma união e organização a nível nacional para proporcionar oportunidades iguais a todos. Os principais estados brasileiros no sandboard são Santa Catarina, Ceará e Bahia. Entretanto há outros.

3 - Quais as características que diferenciam a prancha do Sand da prancha de Snow?
Bem. As pranchas de sandboard pouco se diferenciam das de snowboard. A principal diferença está na base (fundo) da prancha (aquela que faz contato com a areia). No sandboard o fundo é de fórmica (para areia seca) e PVC (para dias chuvosos).
A principal característica que diferencia a prancha de sand da prancha de snow é a superfície inferior da prancha, que está em contato com a areia/neve. O material utilizado na base determina a velocidade de deslizamento da prancha. No sandboard é com fórmica ou PVC. No snow a base pode ser também de dois principais tipos:

Extruded: feita com esferas de polietileno, é a base mais barata, lenta e mole. É fácil de consertar, mas é muito mais frágil.

Sintered: feita com polietileno em pó, sendo mais dura, leve e rápida. É mais forte que a extruded, mas também mais difícil de consertar. Absorve uma quantidade muito maior de cera. Fonte: http://www.neve365.com.br/equipamento/snow/partes-prancha-snow/ - acessado em 21/10/2011.

Entretanto a prancha de snowboard original apresenta ótimo desempenho na areia nos dias chuvosos.
Está se estudando outros tipos de base buscando aumentar o desempenho das pranchas de sandboard, principalmente para as dunas gigantes do Peru.

4 - Porque esse esporte ainda não é tão popular no Brasil?
É o interesse intrínseco pelo esporte. O sand é um esporte difícil e subordinado ao surf. Entretanto no Brasil temos o sandboard mais difundido do mundo, basta divulgar.

5 - Qual a idade recomendada para iniciar no esporte?
Não há idade. Neste caso se compara ao surf. Quanto antes melhor. O esporte é extraordinária alternativa no combate às drogas.

6 - Qual o custo médio inicial para quem pretende começar a praticar o Sand board?
Como o surf, o sand é um esporte caro. A menos que o rider more próximo a duna. Os preços de uma prancha de sand variam muito. Desde uma prancha simples e usada por R$ 80,00, até uma prancha profissional top de linha e completa por R$ 1. 500,00.

Se você puder me passar o contato de algum sandboarder profissional e de uma fabrica de pranchas seria ótimo.

Alguns dos principais atletas de Florianópolis/SC:

Bruno Édio Nunes*
bruno_joaca@hotmail.com

Matheus dos Santos Rateke**
matheusurfe@hotmail.com

Digiácomo Dias
http://www.digiacomodias.com.br/


Aqui está uma das principais fábricas de pranchas de sandboard no Brasil. Está em Florianópolis-SC

AIA BOARDS (aiaboard@gmail.com), Florianópolis - SC – Brasil


Eric. Gostaria da saber de que lugar do Brasil você escreve?

Para saber mais sobre mim acesse: perusandboard.blogspot.com

Sandtimes.blogspot.com

Se permitires, gostaria de publicar esta entrevista em:

Acessb.blogspot.com
Fecasand.blogspot.com

Aguardo retorno

Thiago Espindola
Ex-1ºsecretário da ACESSB. Atleta de Florianópolis/SC.
sandboardtv@gmail.com
perusandboard.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog. Está perquisando sobre sandboard? Que bom ver você por aqui!


Espindola.net.br - Bem vindo ao maior conteúdo sobre sandboard!

Total de visualizações de página